SOBRE A SGM

NOSSA IDENTIDADE


A Secretaria Geral de Missões é o órgão oficial da Igreja do Evangelho Quadrangular, que tem como objetivo a elaboração, desenvolvimento, gerenciamento, promoção, pesquisa e divulgação da atividade missionária, em nível nacional e internacional.

Nossa missão é servir à Igreja no cumprimento da Grande Comissão, mobilizando, capacitando, fornecendo ferramentas e enviando homens e mulheres cientes de seu chamado e dispostos a serem instrumentos de Deus para o evangelismo e discipulado, visando à multiplicação de líderes e Igrejas Quadrangulares maduras, contextualizadas e reprodutivas, aqui e até os Confins da terra.

Nossa visão é ser uma Secretaria Missionária de referência, reconhecida por sua transparência e dedicação, bem como pela qualidade do trabalho que realiza.

Cremos que o Senhor da Seara nos comissionou para esta obra e, desde sempre, buscamos desempenhar nosso papel com excelência, comprometimento e amor, proclamando o Evangelho de Jesus Cristo, pautados na fidelidade às Escrituras Sagradas, tendo em vista a expansão do Reino de Deus.

PONTO DE PARTIDA


Como em toda grande viagem a nossa história também teve seu ponto de partida e ele ocorreu em 1989, com a criação da 1ª diretoria com o foco específico em Missões. Faziam parte desta diretoria o Rev. Jonathan Hall, o Rev. Waldir Agnello, a Pra. Marli de Jesus e o Rev. Carlos Rosa, regidos pelo Rev. Manoel Martins.

Neste primeiro momento, o nosso objetivo era cumprir o “Ide” de Jesus através do avanço missionário da IEQ no Brasil.

PRIMEIROS DESTINOS


Não demorou muito e os primeiros missionários transculturais foram enviados. Entre os anos de 1989 e 1995 alcançamos o Paraguai, Uruguai, Itália e Suíça.

Em 1997 o Rev. Jerônimo Onofre da Silveira foi nomeado Diretor do Departamento de Missões Internacional. Dois anos depois, em 1999, através do Estatuto Nacional, as Secretarias Gerais foram estabelecidas e nasceu então a Secretaria Geral de Missões – “SGM”.

De 1997 a 2003 alargamos a nossa tenda e a obra missionária da SGM estendeu-se para Espanha e Moçambique.

  • Um grande impulso

    Os trabalhos continuaram e no ano de 2003, o Rev. Jonathan Hall assumiu a Secretaria Geral de Missões. Neste tempo a SGM ganhou um grande impulso. Novos projetos nasceram, dentre eles, o Projeto Lucas em 2006, com o 1º trailler missionário.

    Em junho de 2008, o Rev. Jonathan Hall foi convidado a assumir a direção do FMI – Foursquare Missions International nos EUA e, nesse mesmo ano, a liderança da SGM passou a ser conduzida pelo Rev. Fernando Camargo, que liderava há 9 anos a Secretaria Estadual de Missões do Paraná.

  • Surpreendente e apaixonante avanço

    O amor por missões e a experiência em abertura de Igrejas, treinamentos, impactos evangelísticos e intercessão missionária, tanto do Rev. Fernando Camargo como de sua esposa Jane Alves Camargo, trouxeram à SGM um novo e apaixonante enfoque da perspectiva missionária.

    Em 2009, os projetos MUC – “Missões Urbanas com Crianças” e AMAI – “Amando o Mundo Através da Intercessão” ganharam proporção nacional. Desde estão, todos os anos, milhares de crianças têm sido alcançadas para Jesus e inúmeros cristãos se despertaram à intercessão, comprometendo-se a orar por missões.

    Ainda em 2009, foi realizado o primeiro Encontro Global de Missionários. Na ocasião, estiveram presentes todos os missionários da SGM, inclusive os que serviam em campo transcultural.

     

Uma força nunca vista antes


Em 2011, o Congresso Nacional de Missões ganhou uma força nunca vista antes, reunindo cerca de 2.200 pessoas, que fizeram deste o maior evento missionário realizado até o momento pela IEQ Brasileira.

Em 2012 houve um avanço extraordinário no Projeto Lucas, com a aquisição de 5 ônibus-consultório, que foram doados às regiões norte e nordeste do Brasil. Em 2013, o Projeto Lucas atingiu uma frota de 11 ônibus missionários, operando tanto no país quanto no exterior.

Até os confins da terra!


Em 2014, os projetos internacionais alcançaram 20 nações, através dos seus 51 missionários em Campo transcultural, levando a IEQ Brasileira a ser considerada a maior enviadora de missionários no mundo.

E, servindo a Jesus Cristo no cumprimento da grande comissão, fechamos o ano de 2018 com o quadro de cerca de 29 mil intercessores, 4 bases missionárias e 70 missionários, distribuídos em 24 países e atuando em 4 etnias indígenas no Brasil.

  • A Missão continua

    ​ Em 2019, vimos a fidelidade de Deus, mostrando-nos que muitos são os “Chamados para Amar”. Nosso 1º Encontro Nacional de Líderes de Missões foi além de nossas expectativas: tivemos quase 800 participantes!

    Para a glória de Deus, o Projeto Lucas realizou mais de 13.500 atendimentos em São Paulo, e o Treinando Para Multiplicar 4 alcançou mais de 3.500 cristãos.

  • O Ano Divisor de Águas

    Nem em nossos piores sonhos poderíamos imaginar que enfrentaríamos um ano tão atípico e desafiador. Mas cremos que o Senhor não faz e nem permite que nada aconteça por acaso. “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” – Eclesiastes 3:1

    Deus reina soberano e, apesar de todos os desafios impostos pela pandemia mundial, a missão não parou. No ano de 2020, o Rev. João Honorato Batista assumiu a liderança da SGM.

Prosseguindo para o alvo!


Nos meses que seguiram, a SGM passou por uma reestruturação e, em Julho de 2022, seu comando foi conferido oficialmente à Rev. Ana Paula Vasconcellos que, após servir 23 anos na Secretaria Estadual de Missões de Minas Gerais, tornou-se a primeira mulher a assumir o cargo nacional; posição que ocupa até os dias atuais.

“Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.” – Filipenses 3:14-15

Existimos para glorificar a Deus
e avançar o Seu Reino!